Dicas para tornar a rotina mais saudável
Orientações Terapeuta Ocupacional
Sabemos que a pandemia de coronavírus, surpreendeu a todos, a mudança de rotina e hábitos impactou a população mundialmente. As crianças também foram impactadas com essa mudança repentina do cotidiano. Por isso hoje, falarei sobre algumas dicas para tornar a rotina mais saudável:
1 – Mantenha uma rotina consistente com a criança, as atividades principais devem ser mantidas fixas.
Por exemplo: Manter sempre a mesma hora de ir dormir, acordar, almoçar, contribuir com os afazeres da casa e fazer atividades lúdicas e escolares
A rotina regrada permite a criança maior segurança e previsibilidade.
OBS: Para que a rotina não fique entediante ou maçante, acrescente sempre alguns elementos surpresas nessa rotina. Por exemplo: Sessão de cinema em casa (com direito a pipoca), acampar em casa, que tal fazer uma tenda com lençol? , piqueniques em casa ( um ambiente simples mas que com alguns toques de criatividade podem fazer a diferença).
DICAS PARA COLOCAR EM PRÁTICA:
Construa com a criança uma tabela com o planejamento diário ou semanal. Faça isso junto com eles, dê opções para que a criança/adolescente escolha quais atividades irá contribuir em casa também. Para as crianças que ainda não leem, pode ser utilizado gravuras e até mesmo desenho feitos por elas.
2 – É preciso que o corpo permaneça em movimento! Crianças e adolescentes precisam gastar energia, por falta de opções, por vezes eles podem ficar mais tempo do que o devido em frente aos eletrônicos e isso deixa-los ainda mais agitados, pois não estão gastando energia.
Por exemplo: Separe pelo menos 20 minutos da rotina, para praticar exercícios.
DICAS PARA COLOCAR EM PRÁTICA: Você pode colocar as músicas preferidas das crianças e adolescentes para que eles possam dançar, além de fazer circuitos em casa para trabalhar o planejamento motor e funcional. Se você tem quintal em casa, as crianças podem fazer atividades físicas ao ar livre.
3 – Aproveite este tempo para estimular a independência e autonomia nas atividades de vida diária e instrumentais de vida diária. Aproveite este tempo maior na rotina para incentivar e praticar o autocuidado e cuidado do lar.
Por exemplo: Alimentar-se sozinho, escovar os dentes, tomar banho, trocar a roupa, arrumar a cama, guardar os brinquedos, arrumar a mesa para o jantar, etc.
DICAS PARA COLOCAR EM PRÁTICA: Comece por atividades que seu filho já faz sozinho, mas que com a correria do dia a dia você acaba fazendo por ele. Depois acrescente pouco a pouco outras atividades a medida que ele for conseguindo desempenhar sozinho.
4- Reserve um tempo para trabalhar atividades lúdicas e pedagógicas.
Por exemplo: Reserve um tempo para retomar os conteúdos aprendidos na escola e um tempo para trabalhar atividades lúdicas e que contribuem para o desenvolvimento infantil.
DICAS PARA COLOCAR EM PRÁTICA: Lista de atividades que você pode fazer com seu filho neste período:
– Ler livros com ou para eles
– Brincar de faz de conta
– Fazer jogos em família: dominó, jogo da memória, quebra-cabeça
– Cantar músicas
– Fazer projetos juntos : Preparar um bolo, construir um brinquedo com materiais de sucata
– Explore a criatividade , que tal uma exposição de arte? Pinturas ( lápis de cor, giz de cera, tinta), desenhos, maquetes
– Identifique um assunto de interesse do seu filho e façam um ‘trabalho para escola’, que tal aproveitar uma temática que seja interessante para eles e os incentivar a fazer um trabalho sobre a temática
Espero que tenha contribuído, dúvidas e orientações, estou a disposição.
Évelin Freitas da Fontoura
CREFITO 17378/TO
Genial, tentarei colocar em prática.
Muito bom vou por em pratica