21 DE MARÇO: O DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN
Para abrilhantar nossa tarde de segunda feira, 19/03/2018, a APAE de Aracruz teve a honra de receber, a jovem Maria Clara Maciel de Carvalho, 22 anos, formada em Gastronomia, onde ministrou uma palestra para crianças, adolescentes, adultos, familiares e profissionais.
Na oportunidade, Maria Clara relata sobre os desafios que encontrou ao longo de sua vida e as dificuldades que enfrentou para conquistar os espaços que ocupa hoje enquanto mulher e profissional.
Mônica Carvalho, mãe de Maria Clara, fala sobre a importância do vínculo familiar e do incentivo que as pessoas com deficiências devem ter desde a infância.
A Psicóloga da Vitoria Down, Débora Souza, que também esteve presente ressalta a necessidade de inclusão e da luta pela garantia e efetivação dos direitos das pessoas com deficiência e a importância de serem vistos como iguais dentro da sociedade.
Maria Clara conta como foi conquistar a sua graduação em Gastronomia e ensinou a todos, a receita de ovos de páscoa gourmet.
Parabenizamos a Maria Clara e sua família por todo esforço e vitórias até aqui alcançadas. Desejamos que o progresso seja continuo e que a história de Maria Clara possa inspirar muitas outras pessoas com síndrome de Down na luta por acreditar em seus sonhos e na busca pelas realizações.
A Apae de Aracruz agradece a presença da jovem, de sua família e da Vitoria Down por este momento único e deixa uma reflexão: Uma pessoa com Síndrome de Down pode aprender, brincar, trabalhar, constituir uma família e levar uma vida autônoma, desde que lhe seja dada a oportunidade e os recursos necessários para ocupar seu espaço na sociedade.